sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Cocó e os viadutos

Artur Pires




E lá se foram mais algumas árvores do Cocó. Com a promessa inócua de que outras serão plantadas em outra área do Parque. Mas não! Queríamos que aquelas não fossem jamais derrubadas e, sim, que muitas outras mais fossem permanentemente plantadas. Mas não. Não é assim que funciona. O “progresso” e o busine$$ são mais importantes. Predatórios. A vida natural, as árvores do Cocó precisam dar passagem à selva de concreto. E, obviamente, políticos também precisam retribuir generosamente seus financiadores milionários de campanha eleitoral - não é assim que funciona nosso sistema político?

Abrindo aqui um parêntese, a respeito disso, as decisões políticas do governador cearense e do prefeito de Fortaleza são muito semelhantes às de governantes do período ditatorial; usam do seu aparato repressor e truculento para literalmente varrer, reprimir violentamente qualquer oposição, qualquer resistência às suas idéias, aos seus projetos. A ida do governador ao acampamento do Cocó dois dias antes da invasão violenta da Guarda Municipal é um capítulo novelesco desse enredo, digno de uma grande interpretação! (A professora Sandra Helena abordou o assunto no artigo “Disfarces mal disfarçados“, publicado n´O Povo).

Na vida real, sem teatralização, os acampados foram brutalmente atacados com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Esse modus operandi da Guarda é completamente desproporcional, inconcebível, intolerável. A sociedade e o poder público não podem assistir a mais um ato violento praticado por uma instituição oficial e nada fazer; devem se revoltar, se indignar em solidariedade às dezenas de pessoas que foram covardemente agredidas. Mais que isso: é preciso que se traga à tona, cada vez com mais força, o urgente debate sobre a necessidade de desmilitarização dos aparatos de segurança. Por fim, é preciso repudiar o papel da mídia empresarial no ocorrido: cobertura absurdamente manipulada para achincalhar e deslegitimar a luta dos acampados e, ao mesmo tempo, defender os abusos cometidos pela Guarda. Fecha parêntese.

A sociedade atual, do não-vivo, do artificial, nos empurra diariamente goela abaixo padrões de comportamento e consumo, que funcionam como verdadeiros modelos mentais que devemos seguir para alcançar uma vida feliz e perfeita, igual a comercial de margarina. Ter um carro faz parte do roteiro. Com o aprofundamento desse modelo de sociedade, os automóveis tornam-se cada vez mais acessíveis a uma boa parte da população. Se antes ter um veículo era símbolo de status, hoje é só mais um produto de consumo banal nas metrópoles. Para piorar, o Governo Federal, em tempos de crise, incentiva, com a diminuição de impostos, a compra e a venda de mais carros. As metrópoles – Fortaleza confirma a regra geral - ficam abarrotadas de veículos, intransitáveis.


É aí onde entram os viadutos, esses monstrengos que enfeiam de concreto as cidades existem porque, neste modelo de vida em sociedade, dá-se preferência, nas ruas, aos automóveis em detrimentos das pessoas. Daí as políticas de mobilidade urbana a serem incentivadas são sempre aquelas para garantir um fluxo cada vez maior de automóveis nas ruas. Constroem-se, então, viadutos, túneis, pistas exclusivas... Abram passagem para os carros e motos, os reis do pedaço! Mas, e nós, gente de carne, osso e sangue pulsando? E as árvores? A dura realidade: na sociedade do não-vivo, do consumo de aparências, o artificial é sempre mais importante que a vida essencialmente humana e natural.

Não é possível que ainda em 2013 se pense o desenvolvimento e o “progresso” em forma de grandes estruturas de concreto nas cidades, muitas vezes, como no caso do Cocó, interferindo negativamente nos ambientes naturais. O movimento deve ser completamente para o lado contrário, este modelo já se mostrou insustentável. É preciso menos veículos particulares, menos viadutos, menos túneis, mais bicicletas, mais pedestres nas ruas. Mas não. Na selva de concreto, o trânsito de veículos precisa fluir, não pode jamais emperrar os negócio$. Afinal, time is money! Enquanto isso, o Cocó sangra, pois lá se foram mais algumas de suas árvores. Até quando?

Artigos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O Impressões Mundanas quer saber o que você pensa. Fique à vontade para se expressar.