domingo, 24 de junho de 2012

Paraguai: o fantasma do golpe volta a assombrar

Artur Pires

De antemão, é importantíssimo à discussão sobre o golpe de Estado no Paraguai trazer à tona o histórico quadro político-partidário do nosso vizinho sulamericano. Antes de Fernando Lugo assumir a presidência, em 2008, havia 60 anos que o conservador Partido Colorado se mantinha no cargo máximo do Executivo paraguaio, contando com os anos de ditadura militar (1954-89). A vitória de Lugo, um ex-bispo católico muito ligado aos movimentos sociais e de base, só foi possível porque uma grande coalizão de partidos oposicionistas foi formada para desbancar as seis décadas de predomínio dos colorados.

Contudo, pouco tempo após a vitória de Lugo, que obteve democraticamente 41% dos votos, a coalizão vitoriosa que o havia levado à presidência foi se enfraquecendo devido às disputas partidárias e às diferenças ideológicas. Como resultado do desmantelamento do bloco oposicionista, os partidários do presidente na Câmara e no Senado viram-se em apuros, isolados. O Partido Colorado começou a se mexer na busca por aliados na oposição. O resultado: ampla maioria em oposição a Lugo nas duas casas legislativas. A grande verdade é que o Partido Colorado nunca digeriu a derrota na eleição presidencial e esperava, de modo sorrateiro, a hora certa para dar, literalmente, o golpe fatal.  

Por ocasião de mortes em um conflito agrário entre policiais e sem-terras – contenda esta que já se arrasta há décadas naquele país e não havia sido solucionada durante os 60 anos de governo colorado -, a reacionária Câmara paraguaia votou, na quinta-feira, 21 de junho, pelo início do processo de impeachment do presidente, sob a desculpa esfarrapada de que Lugo não havia desempenhado a contento suas funções, sendo “negligente e irresponsável” no caso.

Ora, as disputas por terras no interior do Paraguai são seculares, históricas, não de agora. A bem da verdade, o presidente tinha conseguido avançar nessa seara, ainda que não o suficiente para evitar os comuns conflitos no campo, mas à oposição golpista não interessava os avanços alcançados. A ela, só cabia a sede irrefreável de ter o poder em suas mãos de volta. E o grande mote para tal era culpar Lugo pelas mortes da última semana na batalha campal. Em uma sessão relâmpago, a Câmara deliberou pelo impedimento político do presidente, com 73 votos a favor e somente um contra.

Na mesma quinta-feira (21), o Senado paraguaio, também amplamente controlado pelos conservadores colorados, apressou-se a marcar a data do “julgamento” de Lugo. E quando seria? No outro dia. Isso mesmo! O presidente não teve nem 24 horas para preparar sua defesa. O cavalo selado estava passando e os senadores não queriam perder a oportunidade de montá-lo. A hora para recuperar o poder estava pra lá de propícia. Em uma votação de cartas marcadas, o Senado votou pelo impeachment do presidente, com 39 votos a favor e quatro contra. O fantasma do golpe na América Latina voltava a assombrar.

Agora, para o bem da democracia e do povo paraguaio, o país da língua guarani precisa sofrer duras sanções dos órgãos e blocos sulamericanos (Unasul e Mercosul) e mundiais (ONU, União Européia). Não reconhecer como legítimo o novo governo, como já fizeram de imediato Equador, Bolívia e Venezuela, é a primeira medida. É obrigação da presidenta Dilma, enquanto uma das líderes do continente, se manifestar publicamente sobre o assunto, em defesa do presidente Lugo. O golpe de Estado, seja ele escancaradamente militar ou, de maneira maquiavélica, travestido de jurídica e parlamentarmente legal – ambos irmãos siameses, uma vez que completamente antidemocráticos -, precisa ser duramente repelido, rejeitado.

O golpe no Paraguai, finalizado em menos de 48 horas, nos mostra que precisamos estar atentos à nossa democracia. Poderia ser no Brasil? Da forma como se deu, sem o menor tempo hábil para defesa do presidente, penso que ainda não. No entanto, temos, assim como nossos vizinhos paraguaios, uma direita reacionária e ávida para voltar ao trono, bem como uma mídia fascista e elitista, que se arvora guardiã da liberdade democrática, mas não perde tempo em apoiar golpes contra forças de esquerda. É preciso muito óleo de peroba para dar conta desses “caras-de-pau”.

O colunista de Veja, Reinaldo Azevedo, símbolo-mor do reacionarismo tupiniquim, do alto de seu desprezo com os trabalhadores do campo, se posicionou a favor do golpe, vociferando que “é tão evidente a vinculação de Fernando Lugo com os ditos sem-terra, que os dias a mais para a defesa não fariam diferença no mérito”. Pois é, por mais que estejamos consolidando nossa democracia eleição após eleição, ainda não estamos completamente a salvos de reviver a escuridão de um golpe de Estado. Com a direita e o Partido da Imprensa Golpista (PIG) que temos... Ui, é melhor nem pensar. Sai pra lá, assombração!

Todo o apoio ao presidente Lugo e ao povo paraguaio, que o elegeu democraticamente! Força e Luta, sempre!

13 comentários:

  1. I am regular гeader, how aгe you everybody?

    This pοst posted at this ωeb ρage іs genuіnelу niсe.


    my webpage :: biir.net

    ResponderExcluir
  2. ӏ'm not sure exactly why but this weblog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll checκ bаck lаtег and ѕee if the problem still exists.



    Look into my website - click through the Following page
    My webpage - simply click the next document

    ResponderExcluir
  3. You ѕhould be a part οf a contest fοr one of
    the best sites οn the ωeb. I am going tо highly
    rеcommend this sіte!

    Feel free to surf to my web pаge -
    www.linux-dubai.com

    ResponderExcluir
  4. Valuable info. Fortunаte me I discovеrеd your
    web sitе by accident, and ӏ am surрriseԁ
    why this accident dіd not саme about еarliеr!
    I bοοkmarkеԁ it.

    Also vіsit my blog - www.prweb.com

    ResponderExcluir
  5. І delіght in, lеad to I found еxactly what I waѕ
    lookіng for. You've ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye

    Take a look at my blog :: Khutba.Org

    ResponderExcluir
  6. My partner anԁ i absoultely luv these electronic cigaгetteѕ

    Look at my web-site; www.prnewswire.com

    ResponderExcluir
  7. This is а exсellent ѕite Ity!
    Lots of ρeoplе may benеfit frοm it and уou are sаving lіves
    eνerytime. Amazing.

    Feel free to ѕurf to my homеpage :
    : green smoke shop

    ResponderExcluir
  8. Pretty niсe pоst. I јust ѕtumbled upоn уour wеblog and
    wanted to say that I've really enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

    Feel free to visit my weblog http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  9. Thanks for ones marѵelous ρosting! I defіnitely enјoyed reading it, you aгe a great author.

    I will mаke certain to booκmark your blog and definitеly will cοmе back аt some point.
    I want tο encourage continuе your greаt posts, have a nice holiԁаy weekenԁ!


    My wеblоg - V2 Cigs

    ResponderExcluir
  10. Aрpreсiate the гecommendation. Let me trу it out.


    Feel free to νіsit mу weblog http://Www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  11. Way сool! Sοme vеrу vаlіd
    points! I appгеcіаte уou writіng this article and also the reѕt of the site is extremely good.


    Lοok at my ѕite Silk N Sensepil

    ResponderExcluir
  12. I simрly couldn't go away your web site before suggesting that I extremely loved the standard information an individual provide to your visitors? Is gonna be again frequently to check out new posts

    Look into my blog ... V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  13. Aw, thiѕ was аn exceptionally nice post. Ѕpending some time аnd actual
    effoгt to сreate a very gooԁ aгticle… but what can I say…
    Ι prοcrastinate a whole lot and nеveг manage to get anythіng done.


    Also visit my web pagе ... simply click the next Web page

    ResponderExcluir

E aí? O Impressões Mundanas quer saber o que você pensa. Fique à vontade para se expressar.